Edna Polito

NOVARTIS: CASE MENINGITE

“DE MÃOS DADAS CONTRA A MENINITE”:

SITUAÇÃO: Tornar conhecido o Dia Mundial da Meningite (24 de abril) através da divulgação da parceria entre a Novartis Global, Confederação de Organizações de Meningite (COMO), Instituto Pedro Arthur (IPA), Apoio da Sociedade Brasileira de Imunização (SBIm) e Fundação Ezequiel Dias (FUNED)
SOLUÇÃO: Ação global “De Mãos Dadas Contra a Meningite” , foi espelhada no Brasil, ao redor do Cristo Redentor (RJ)
RESULTADOS: Mais de 1.500 pessoas compareceram ao Cristo Redentor, vestindo uma camiseta contra a doença e deram as mãos em um ato simbólico. 687 matérias, com audiência estimada de 13,7 milhões de pessoas.

AÇÃO COMPLEMENTAR

DESAFIO: Ampliar o conhecimento da população sobre a gravidade da meningite. Provocar uma maior disseminação de informações sobre a doença para a população.
SOLUÇÃO: Apresentação detalhada sobre a doença e sua prevenção realizada por uma infectologista e o Rodrigo Diniz, presidente do Instituto Pedro Arthur para a imprensa e bloggers de saúde.
RESULTADOS: Ampla presença e cobertura dos blogs de saúde com a participação instantânea no Twitter, com posts, fotos e vídeo. 

GALDERMA: CASE AQUACLIN

DESAFIOS: Lançar uma linha de produtos sem inovação médica tendo como apelo o conceito jovem da marca Aquaclin e Sustentar o lançamento.
SOLUÇÃO
LANÇAMENTO: Evento para a imprensa com uma apresentação do hebiatra, Dr. Benito Lourenço, sobre os assuntos desta fase da vida, como beleza, saúde e comportamento. Abrir e estabelecer um canal de relacionamento com bloggers de beleza para ações com Aquaclin, alimentando-os com novidades e informações sobre a linha e oferecendo produtos para testes, tutoriais e sorteios.
MANUTENÇÃO: Trabalho intenso de relacionamento com bloggers, com a distribuição de produtos para 150 adolescentes e jovens adultos dedicados a contar suas experiências e preferências no universo de produtos. A ideia era que eles fizessem posts em suas redes sociais.
Reestruturação da página da marca no Facebook para construir uma plataforma de engajamento de fãs. Manter um conteúdo diário, informativo e divertido que interessasse aos jovens. Foram promovidos picos de engajamento na página e buzz na mídia social com concursos culturais e ações casadas com a banda NXZero.
RESULTADOS: Repercussão na Mídia: 197 reportagens nos veículos de interesse o que representaria o equivalente a R$ 5.8 milhões em retorno publicitário Mídias Sociais(Facebook) Crescimento da base de fãs no Facebook : saltou de 1.670 para 170.000 fãs em dois meses. Engajamento: aproximadamente 130 mil pessoas interagiram de alguma forma (compartilhando, curtindo ou comentando) com a marca em dois meses. Concursos culturais: geraram os recordes de engajamento da página. Impacto: aproximadamente 22 milhões de usuários únicos impactados nos últimos dois meses e 

BROOKFIELD E AUDIAÇÃO DE RP 

SITUAÇÃO: A Brookfield Incorporações estava construindo o edifício empresarial Malzoni, na Av. Faria Lima e a Audi lançava o modelo A1. Ambos  tinham como foco um público elitizado.
DESAFIO: Chamar a atenção da mídia e influenciadores/consumidores em potencial para os produtos dos 2 clientes de uma forma inusitada que ressaltasse os atributos de cada um deles.
SOLUÇÃO: Criação de evento de impacto e uma experiência única para o consumidor Audi, estimulando o desejo pela compra, ao mesmo tempo em que chamava-se a atenção para a inovação do edifício empresarial Brookfield Malzoni Faria Lima, para a incorporadora. No espaço, jornalistas (publicações focadas em economia, construção, lifestyle, luxo e marketing), VIPs, concessionárias e consumidores puderam interagir de diferentes formas com o veículo e conhecer as instalações do edifício.
RESULTADOS: Passaram pelo evento: 2.088 convidados, sendo 312 jornalistas. Número de matérias: 160 (equivalência publicitária de R$ 1.060.161) Aumento de cerca de 20% nos acessos às redes sociais da Audi e Brookfield.

BOSCH: Multicombustíveis

CENÁRIO: Apesar de pioneira no sistema Flex Fuel (multicombustíveis), a Bosch não tinha ainda se posicionado publicamente durante a fase de desenvolvimento a tecnologia, enquanto seu concorrente já se pronunciava. O Governo Federal sinalizou em meados de 2002 o interesse em regulamentar a tecnologia e a imprensa geral passou a abordar o tema com mais frequência.
DESAFIO: Posicionar a Bosch como referência no desenvolvimento das tecnologias multicombustíveis Flex Fuel (álcool e gasolina) e Tri Fuel (álcool, gasolina e GNV) – reforçando o pioneirismo da empresa. Fortalecer a imagem da marca junto aos jornalistas, montadoras, governo e público em geral. Contribuir para que a tecnologia Bosch fosse adotada em novos veículos a serem lançados no mercado.
ESTRATÉGIA: Aproximação da Bosch e seus clientes propondo ações conjuntas no lançamento de veículos com a tecnologia Flex Fuel, via assessoria de imprensa. Trabalho de aproximação dos porta-vozes com os jornalistas do setor automotivo. Realização de testes drives com carro protótipo da tecnologia Tri Fuel. Avaliação de oportunidades de posicionamento para a empresa na imprensa. Encontros dos porta-vozes com a imprensa não especializada, para descomplicar a tecnologia e explicar como funcionava para o consumidor final. Estimulo à divulgação internacional da tecnologia.
APROXIMAÇÃO COM A IMPRESSA: 27 testes com revistas especializadas, jornais e programas de TV
86 entrevistas
8 releases sobre participação em eventos, estudos e lançamentos.
2 workshops com visitas a fábrica e laboratórios para redações de revistas especializadas
Almoços e encontros de relacionamento com jornalistas
Municiar a área de imprensa internacional da Bosch de informações sobre as tecnologias Multicombustíveis. Elaboração de press-release internacional sobre lançamentos Astra e Zafira Flex Power no Brasil, divulgado para a imprensa européia pela área internacional da Bosch. Elaboração de textos para press-kit Bosch entregue aos jornalistas participantes do Forum Brasil/Alemanha. Divulgar para a imprensa nacional as visitas de delegações estrangeiras interessadas em conhecer as tecnologias multicombustíveis.
RESULTADOS: 143 Solicitações da Imprensa (tornando-se um dos principais assuntos a levar a Bosch para a mídia)
737 matérias publicadas (incluindo jornais, revistas, internet, rádio e TV

Edna Polito